Lodaer Img

Centros de Investigação

O Católica Biomedical Research Centre (CBR) é um instituto sem fins lucrativos fundado em 2022 com a visão de progredir na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças humanas. O nosso objetivo é ser reconhecido internacionalmente como um instituto de investigação biomédica de referência.

Nos próximos 10 anos, estabeleceremos 16 equipas multidisciplinares com um amplo portfólio de investigação que aborda questões fundamentais relacionadas com desafios de saúde e investigação clínica. A nossa missão é capacitar investigadores talentosos que combinam tecnologias inovadoras da biomedicina, biologia e engenharia, promovendo um ambiente colaborativo e criativo que potencia a discussão e se foca nas soluções.

O CBR faz parte de um ecossistema que aspira promover a saúde humana através da investigação e inovação na educação e prática médica. Juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade Católica da Universidade Católica Portuguesa, do Hospital da Luz Lisboa e da União das Misericórdias Portuguesas, o CBR participa no primeiro Centro Académico Clínico não governamental em Portugal.

O CBR está atualmente sediado no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, para capitalizar os recursos disponíveis e infraestruturas altamente especializadas. Esta colaboração é oficializada e regulamentada por um Memorando de Entendimento entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Gulbenkian.

Os nossos investigadores têm acesso a instalações de última geração, como microscopia óptica e eletrónica avançada, citometria de fluxo, genómica e instalações para animais modelo (ratos, peixe-zebra, Drosophila). Simultaneamente, a proximidade do campus da Faculdade de Medicin em Sintra (10 km), permite uma interação próxima com os estudantes e restante corpo docente.

O CBR tem uma organização horizontal e é liderado pelo seu Diretor e Conselho de Direção. Estes são apoiados pelo Conselho Científico Consultivo, que desempenha um papel importante na condução da estratégia do instituto e na revisão do seu trabalho. O Conselho Consultivo Societal, por sua vez, fornece diretrizes sobre o relacionamento estratégico com os atores sociais relevantes, de modo a trazer as necessidades da sociedade para a agenda científica, divulgar resultados de pesquisa e construir competências entre os cidadãos.

A plataforma CatólicaMed é parte do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), estando sediada na Faculdade de Medicina da Universidade Católica, dedicando-se à investigação clínica e translacional.

A CatólicaMed foi criada com a acreditação formal do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade Católica Portuguesa a 1 de setembro de 2020 pela Agência Portuguesa de Acreditação A3ES.

Desde o seu início, vários investigadores foram convidados a aderir. O grupo está em franca expansão, sendo atualmente composto por 14 Investigadores Integrados e 18 Investigadores Colaboradores. A plataforma tem um número diversificado de investigadores que vão desde vacinologia até psiquiatria, gastroenterologia, cardiologia e outras disciplinas clínicas relevantes. Uma lista dos investigadores integrados pode ser encontrada aqui.

A plataforma CatólicaMed é coordenada pelo Diretor Adjunto do CIIS Professor Doutor Paulo Bettencourt. Paulo Bettencourt.

Para apoiar as atividades desta plataforma em crescimento, a CatólicaMed ampliou os seus laboratórios no novo edifício da Faculdade de Medicina, no campus de Sintra da Universidade Católica Portuguesa. Os novos laboratórios ocupam uma área total de 891m2, incluindo 18 gabinetes para funcionários, salas de estudo para alunos de pós-graduação com área de 271m2 e laboratórios com uma área de 620m2. A nova área laboratorial tem capacidade estimada para 175 professores, funcionários e alunos.

A plataforma Centre for Interdisciplinary Health Research (CIIS) é uma unidade de investigação em saúde da Universidade Católica Portuguesa e conta com três centros regionais (Lisboa, Porto e Viseu). A sua investigação interdisciplinar aborda questões científicas sob diferentes perspectivas, preocupadando-se com:

  1. A natureza dos processos, da molécula à mente;
  2. O percurso de vida, estudando os mecanismos para a aprendizagem e a plasticidade neuronal na infância, as alterações associadas ao envelhecimento e as necessidades diferenciadas de cuidado no fim de vida, nomeadamente cuidados paliativos;
  3. A relação do ser humano com o mundo, palco para os estudos da linguagem e comunicação nas suas múltiplas formas, ou o estudo da cognição;
  4. A perspetiva de Saúde global envolvendo os mecanismos de resposta na saúde, doença e na resolução desta.

A educação e motivação do paciente são uma preocupação fundamental a que o CIIS dá atenção especial, criando soluções e estratégias para envolver e dar poder aos indivíduos e comunidades vulneráveis, no que diz respeito aos processos de saúde, doença e recuperação.

O CIIS visa contribuir para o desenvolvimento da Medicina de Precisão e Biomarcadores, bem como para criar soluções em Saúde Digital, alinhando-se assim com o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, bem com as Estratégias de Especialização Inteligentes nacional e regionais.

No exercício de avaliação dos centros de I&D pela FCT, em 2017/18, o CIIS foi avaliado com Muito Bom.

A produção científica cresceu significativamente e o número de candidaturas a financiamento nacional e internacional aumentaram também durante o ano passado, destacando aqui o projeto “Corpus & Avatar da Língua Gestual Portuguesa” (Refª PTDC/LLT-LIN/29887/2017), com financiamento da FCT de 240.000,00€ por 3 anos.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde tem por objetivo contribuir com soluções para uma abordagem à Saúde em 4Ps: Preditiva, Preventiva, Personalizada e Participativa.

Na área de investigação, o Hospital da Luz Learning Health:

  • Desenvolve, promove e apoia a investigação desenvolvida no grupo Luz Saúde;
  • Estimula o desenvolvimento de novas metodologias que adicionem valor aos cuidados prestados aos seus clientes.

Desta forma, desenvolve atividades nas áreas:

  • Da medicina de prevenção;
  • Dos métodos de diagnóstico precoce e biomarcadores;
  • Da medicina personalizada;
  • Da investigação de outcomes.

Todas estas temáticas são suportadas por métodos de analítica avançada e de engenharia de fatores humanos, permitindo maximizar o valor para os doentes.